usar a criatividade para acabar com uma guerra - qual é o certo

É possível usar a criatividade para acabar com uma guerra?

É provável que, após ler o título, você tenha pensado: “Usar a criatividade para acabar com uma guerra? Como assim, gente?!?!?!” 😮

Mas é isso mesmo. Neste artigo, vou falar sobre o poder da criatividade para promover mudanças até mesmo de forma global. Ah! Também trago algumas reflexões sobre os impactos positivos que podemos provocar por meio do nosso trabalho.

De onde tirei essa ideia de usar a criatividade para acabar com uma guerra?

Na verdade, fui surpreendida por essa reflexão na pesquisa Cannes Insights 2022, feita pela GoAd Media, que, como dizem na página 2:

“apura e analisa temas, movimentos e tendências que emergem a partir do Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo.”

Quando vi o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mencionar o poder da criatividade e fazer um apelo tão forte, logo pensei: “Caramba! Isso é tão grandioso que PRE-CI-SA ser o tema do meu primeiro artigo de 2023”.

Afinal, quando vemos alguém abordar a capacidade da criatividade para combater uma guerra, imagina o que mais podemos alcançar por meio dela!

Entenda o contexto

Em junho de 2022, Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, participou do Cannes Lions por videochamada e pediu para as pessoas criativas de todo o mundo se unirem à Ucrânia. Ele disse que:

“o poder da criatividade é maior que o poder de um país com armamento nuclear e preso ao passado.”

E complementou:

“Cada vez que vocês encontram as palavras e as imagens para tocar o fundo da alma humana, vocês fazem as pessoas discutirem questões que, de outra forma, seriam ignoradas”.

Volodymyr Zelensky - Cannes Insights 2022 - qual é o certo
Página da pesquisa Cannes Insights 2022, feita pela GoAd Media

Nossa, até me arrepio quando leio isso!

Achei esse apelo tão forte que na hora eu pensei: “Poxa, e ainda tem gente que subestima o poder da criatividade, que diz que a publicidade é usada para forçar as pessoas a comprarem algo mesmo que elas não queiram… Ou até que vender é feio.”

Mas, gente! Publicidade e criatividade não são apenas sobre vender, não existem com o propósito de fazer qualquer pessoa comprar qualquer coisa. 

Usamos a publicidade, a criatividade, para tocar as pessoas, para tornar a vida dessas pessoas melhor.

Um exemplo prático para mostrar por que investir em publicidade

Para você entender melhor o meu ponto, imagine este cenário: você tem um produto maravilhoso para vender. Dessa forma, você sabe que seu produto tem o potencial de proporcionar resultados positivos para o seu público — ou até mesmo para a sociedade.

No entanto, você não investe em divulgação; você não anuncia o seu produto para as pessoas que teriam interesse em comprá-lo.

Enquanto isso, concorrentes vendem um produto similar ao seu. Não tem tanta qualidade quanto o seu, mas eles estão divulgando. 

Então, as pessoas que fazem parte do mesmo público-alvo que o seu acabam conhecendo esse outro produto, mesmo não sendo tão bom quanto o seu. Assim, compram esse produto porque é o que elas encontraram para atender uma necessidade ou um desejo delas.

Pense na publicidade como um meio para ajudar as pessoas a encontrarem um produto que será bom para elas. Ou seja: se você não anunciar o seu produto, essas pessoas comprarão outras opções não tão boas.

Como vender um produto ou uma ideia?

Agora vem outro ponto importante: você não vai vender apenas dizendo:
— Ei, compre o que estou te oferecendo. Isto aqui é ótimo!

Quer dizer, não posso afirmar que você não vai conseguir vender apenas dizendo isso, mas sejamos realistas: é bem mais difícil conseguir vender assim. 😅

Da mesma forma, você não consegue encerrar uma guerra apenas dizendo:
— Gente! Vamos parar essa guerra. Já deu, né? Não tinha nem que ter começado!

Você precisa tocar as pessoas, chamar a atenção delas para então convencê-las de que a sua mensagem traz algo que é capaz de melhorar a vida delas. Ou, no caso, de melhorar o mundo, não é mesmo?! 😉

Criatividade como ferramenta para chamar atenção e promover a reflexão

Quando falamos sobre usar a criatividade para parar uma guerra, falamos sobre fazer as pessoas refletirem e provocar uma mudança para melhor na vida delas.

Para você entender melhor, eu trouxe uma propaganda da Natura, criada pela agência Africa em 2022, com o título “Amazônia contra o tempo”.

Bom, em vez de eu descrever, vou mostrar para você:

 

Olha isso!

Você percebe como divulgar uma mensagem de forma criativa, anunciar de forma criativa, tem o poder de nos provocar a tomar uma atitude?

Por exemplo: mostrar que a Amazônia perde centenas de árvores enquanto você pensa se assina uma petição ou não tem muito mais impacto do que apenas dizer:
— Ei, assine esta petição para ajudar a combater o desmatamento na Amazônia, por favor.

amazonia contra o tempo 1 - natura - africa - qual é o certo

Outro exemplo, da mesma propaganda: mostrar que a Amazônia perde centenas de árvores enquanto você pensa se deve comprar de forma consciente ou não te provoca muito mais a mudar seus hábitos de consumo do que se alguém apenas dissesse: 
— Ei, você deveria comprar produtos de marcas que se preocupam em reduzir a produção de lixo. De empresas que oferecem logística reversa para reciclar as embalagens dos produtos depois que eles acabam.

amazonia contra o tempo 2 - natura - africa - qual é o certo

Isso significa que, por meio da publicidade e da criatividade, você chama atenção com uma mensagem que causa um impacto, que faz as pessoas pensarem, e depois mostra o que essas pessoas podem fazer.

A criatividade é, sim, capaz de melhorar o mundo

É desse modo que temos a possibilidade de usar a criatividade até mesmo para combater uma guerra. Foi isso que o presidente da Ucrânia quis dizer com o apelo que fez no Cannes Lions.

Volodymyr Zelensky quis mostrar que profissionais da publicidade podem criar uma mensagem tão profunda capaz de provocar uma reflexão nas pessoas, para então mostrar que cada pessoinha tem o poder de fazer algo para mudar uma situação que impacta o mundo.

Nós precisamos de mensagens fortes assim para percebermos que cada coisa que a gente faz provoca um impacto no mundo, que não estamos sós. O que você pode fazer e o que eu posso fazer mais pessoas já estão fazendo e mais pessoas vão começar a fazer também; é daí que vem o impacto no mundo.

Bom, mas é claro que, infelizmente, existem pessoas que usam o alcance da publicidade de uma forma ruim.

Assim como em qualquer área, na publicidade também existem pessoas mal-intencionadas, que usam recursos criados para promover coisas positivas como forma de promover algo que engane as pessoas. Vemos isso, inclusive, na indústria de fake news. É triste, mas tem gente que se aproveita…

Também não posso deixar de lembrar que já tivemos um período em que as propagandas não respeitavam tanto assim a diversidade. Se pesquisarmos no Google, vamos encontrar propagandas machistas, preconceituosas… que desrespeitam pessoas de diversas formas.

No entanto, hoje vejo que estamos caminhando para uma era em que as propagandas respeitam e até mesmo informam em relação à diversidade para ajudar a combater as diferentes modalidades de preconceito.

Para você refletir: o que você pode fazer para melhorar o mundo?

Enfim, nós podemos e devemos fortalecer o uso da publicidade com o impacto positivo, de promover o bem e as mudanças positivas.

Quando penso: “Nossa, é verdade! Minha profissão pode ser usada até para ajudar a acabar com uma guerra!”, me dá orgulho, sabe? Me faz pensar: “O que eu posso fazer para provocar mais impactos positivos no mundo?”

Assim como a publicidade tem o poder de promover coisas positivas de forma global, o que você pode fazer, por meio do seu trabalho, também para provocar um impacto positivo no mundo?

Mônica-Guerretta-Qual-é-o-certo

Este conteúdo ajudou você a olhar com mais carinho para a publicidade e a criatividade? 
Então apoie o Qual é o certo?, por favorzinho. 💙
✅ Inscreva-se no canal do YouTube
✅ Siga no Instagram
✅ Acompanhe no LinkedIn
✅ Pague um cafezinho para mim
✅ Compartilhe este conteúdo