3 ferramentas para escrever bem - qual é o certo

3 ferramentas essenciais para quem quer escrever bem

Escrever bem é fundamental para se comunicar bem; apresentar conteúdos escritos com qualidade é essencial para passar credibilidade nos negócios e na vida.

Quando você preza o bom uso do português, torna-se capaz de transmitir sua mensagem da melhor forma. Isso favorece a compreensão correta daquilo que você comunica e ainda valoriza a sua imagem. 🙌

“Escrever bem é o essencial visível aos olhos.”

GUERRETTA, Mônica. 2020

Porém, com tantas regras e com tantas mudanças que teve a língua portuguesa quando entrou em vigor o “novo” Acordo Ortográfico – que, na verdade, nem é mais tão novo assim, porque já está valendo desde 2009 🤯 -, como manter seu português atualizado? Como escrever bem e sem erros?

A resposta é simples: basta adquirir o hábito de consultar as ferramentas certas. 😁

Sim, existem ferramentas superimportantes para quem quer desenvolver sua habilidade com a escrita e redigir conteúdos com autoridade.

Mas, afinal, quais ferramentas usar para escrever bem?

Listo aqui três ferramentas que uso muito (muito mesmo!) e que ajudarão você a escrever bem e se comunicar melhor, tanto no mundo corporativo quanto em conversas e mensagens do dia a dia.

Ferramenta #1:
Guia Prático da Nova Ortografia – Michaelis

Para se atualizar com o novo Acordo Ortográfico, um ótimo começo é ler o Guia Prático da Nova Ortografia, do Michaelis. Como o nome diz, ele é prático mesmo, e explica todas (sim, TO-DAS) as mudanças que foram aplicadas em 2009.

Sabe o que é mais legal? Você encontra o guia em aplicativo para celular. 📱 Tem na Play Store e na Apple Store.

escrever bem guia michaelis

Ah!, e ele é gratuito. Então, é só baixar e ser feliz! O aplicativo é superfácil de consultar. No menu principal você escolhe a categoria em que deseja se aprofundar, clica e pronto. 💡

escrever bem guia michaelis 02

Não venha me dizer que você não tem tempo, porque é bem rapidinho de consultar para acabar com as suas dúvidas. Quaisquer 5 minutinhos que você tirar para dar uma olhada nesse guia serão extremamente importantes para ajudar você na missão de escrever bem.

Vale ler um pouquinho enquanto espera seu atendimento no consultório, enquanto aguarda sua vez na fila e até no 🚽 banheiro. Então, sem desculpas, hein?! 😅

Ferramenta #2:
Volp

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – Volp – é a maior autoridade no assunto. Nele você não encontra os significados das palavras, mas aprende a grafia correta, se tem hífen ou não, se tem acento ou não, a classificação, o gênero etc.

Por exemplo: já presenciei em alguns almoços a discussão “o certo é O alface!”, “não, o certo é A alface”. Quando você pesquisa a palavra “alface” no Volp, ele responde a sua busca com um “s.f.”, de substantivo feminino. Pronto! Isso encerra qualquer discussão. 😁

Além do site, você também encontra a versão do Volp em aplicativo (gratuito) para celular – na Play Store e na Apple Store.

Ferramenta #3:
Dicionário Michaelis on-line*

Você pode consultá-lo para saber a grafia correta das palavras, sua classificação, gênero, origem, como fica a sua versão no plural e os seus significados. No caso dos verbos, você ainda aprende quando é um verbo transitivo direto, indireto, intransitivo…

Um bocado de coisas para se preocupar, não é mesmo? 😵 Porém o Michaelis on-line apresenta várias frases de exemplo que ajudarão muito. E adivinha?! Além do site, ele também está disponível no formato de aplicativo para celular na Play Store e na Apple Store. Não é gratuito (snif!), mas é um investimento que vale a pena.

O Volp e o Michaelis são indispensáveis para você consultar e se atualizar quanto às mudanças que a língua portuguesa teve com a Reforma Ortográfica.

Por exemplo: se você pesquisar por “vôo” e “idéia”, ambos responderão suas buscas com “voo” e “ideia”, pois as duas palavras perderam o acento. 😉

Dica extra:
Acompanhe o @qualeocerto no YouTube e Instagram

O Qual é o certo? é o projeto que criei para ajudar as pessoas que entendem a importância de escrever bem e querem desenvolver seu português.

Lá você encontra dicas relacionadas a termos e expressões comumente usados no dia a dia e que às vezes você nem imagina que possa estar errando.

Exemplos: você sabia que usar “att.” como abreviação de “atenciosamente” está errado? Sabia que usar a palavra “mesmo” para evitar repetir palavras também está errado? 😮

Se você acompanhar minhas dicas, vai aprender isso e muito mais. 😄

Espero que você goste dessas ferramentas e que as utilize muito, muito, muito para deixar o nosso português orgulhoso! 😆

*A língua portuguesa acolheu a versão “on-line”, com hífen, como a versão oficial a ser usada em português.