quanto cobrar por - qual é o certo

Quer saber quanto cobrar por seus serviços de freelancer? Use um cronômetro

Este conteúdo é para quem trabalha como freelancer e sempre sofre na hora de criar uma proposta: “Quanto cobrar pelo meu serviço?” 🤔

Quem aqui que, na vida de freela, nunca cobrou um valor e, depois de finalizar o trabalho, percebeu que não valeu a pena, porque o trabalho deu muito mais trabalho do que previu na hora de fazer a proposta? 😩

Ahhhh, pois é… Quem nunca, não é mesmo?

Por isso criei este conteúdo. Vou mostrar agora um dos passos mais importantes da vida de quem é profissional freelancer, seja no copywriting, seja no design, ou social media… o que for. 

Na verdade, eu considero este o passo número 1:

Você precisa cronometrar suas horas de trabalho todos os dias ⏱️

Vixe… Aposto que você pensou: “Cronometrar minhas horas de trabalho? Todos os dias? Que hábito mais esquisito… Eu, hein!”

Mas eu garanto que cronometrar seu tempo de trabalho todos os dias traz um bocado de vantagens para você, principalmente para ajudar a saber quanto cobrar pelos seus trabalhos. Afinal, assim você conseguirá fazer orçamentos muito mais justos com a realidade — e com você. 💰

Então, preparei esta lista com 5 benefícios que você terá quando passar a cronometrar suas horas

Benefício #1:

Saber exatamente quanto tempo você investe em cada trabalho

Quando você cronometra tudo o que faz de trabalho durante o dia, você sabe, em números, o que lhe exige mais e o que é mais tranquilo.

Por exemplo: você vai saber que, para fazer um e-mail marketing, leva em média 40 minutos, mas que precisa de várias horas para criar o nome de uma empresa ou um logo. Aliás, você vai saber exatamente quantas horas.

Ter esse controle, essa precisão, é útil demais para você se de$envolver na vida de freelancer.

Benefício #2:

Sentir mais segurança ao fazer uma proposta para um cliente

Depois de passar meses ou anos cronometrando todo o seu tempo de trabalho, você terá um histórico maravilhoso com o tempo exato que você leva para criar cada material.

Ou seja: por entender exatamente quanto tempo você precisa para cada trabalho, você saberá quanto cobrar por cada tipo de material de uma forma mais justa. 

Vantagem extra:
Sabe aquelas tarefas que você pensa: “Ahhh, vou cobrar barato por esse trabalho porque isso eu faço em 10 minutinhos.”? Pois então… Depois de começar a cronometrar tudinho, você verá que, na verdade, leva mais de meia hora ou, até mesmo, mais de uma hora. 😱

E, por favor, se valorize, né? Nada de cobrar baratinho porque acha que leva só 10 minutos. Além de pensar no tempo de execução, você precisa considerar sua experiência, todo o seu tempo e dinheiro investidos em estudo, seus anos de prática…

Mesmo que você leve apenas 10 minutos para fazer algo, você chegou a esse nível por causa da sua experiência e de toda a sua bagagem profissional. Então você também deve considerar isso na hora de definir o orçamento. Combinado? 😉

Benefício #3:

Saber quanto tempo você trabalha por dia

“Ahhhh, isso eu já sei! Trabalho das 8h às 18h com intervalo de 2 horas para o almoço.”

Meu bem, se você pensa que, por isso, trabalha exatamente 8 horas por dia e que essas 8 horas são produtivas, você precisa mesmo cronometrar seu tempo de trabalho, viu?

Vamos considerar que você passe mesmo 8 horas diariamente em frente ao computador, sem pausas para tomar água, ir ao banheiro, levantar um pouquinho para se alongar. Ainda assim você vai descobrir que seu tempo total de trabalho não será de 8 horas.

Pode acreditar! Faz o teste aí, cronometra suas horas, e depois me conta. Belezura? 🙂

Benefício #4:

Entender como funciona a sua produtividade

Cronometrando seu tempo de trabalho todos os dias, o dia todo, você passa a entender também como funciona sua produtividade.

Você notará que, em alguns dias, parece que você ativou o modo turbo! Está rendendo demais e consegue entregar um bocado de coisas em um dia só. No entanto, em outros dias, você não vai estar nesse pique todo, não. 😅

E está tudo bem. Isso acontece com todo mundo. Entender como seu corpo e mente funcionam no dia a dia faz parte do processo. Assim você respeita também os seus limites na hora de fazer o próximo item da lista.

Benefício #5:

Conseguir organizar melhor a sua agenda

Quando você sabe qual é a média de tempo que leva para cada tarefa e quantas horas você trabalha efetivamente por dia, você consegue planejar seu dia de trabalho de uma forma muito mais justa com a realidade.

Sabe aquela sensação de: “Poxa, eu estava com tanta coisa pra fazer, mas fiz só duas e, minha nossa!, tô um caco!”? Quando você cronometra seu tempo de trabalho, você percebe que essas duas coisas foram muito mais demoradas do que você imaginava! Por isso você está se sentindo um caco.

Mas não é para se frustrar não, viu! Você fez coisa pra caramba! 

Com o passar do tempo, você já vai saber: “Hummm, tenho esses dois trabalhos para entregar nos próximos dias. Então preciso organizar a agenda para reservar X horas pra cada um deles.”

Se você só enche a sua agenda de forma aleatória, já era produtividade e bem-estar, hein! 

Portanto, trate de cronometrar seu tempo para se conhecer direitinho, pois ter esse controle é sensacional! Isso ajudará demais na sua produtividade e na organização da sua agenda.

Dessa forma, ao fim do dia será muito mais comum você sentir aquele bem-estarzinho: “Ah, que maravilha! Hoje consegui fazer tudo o que planejei.”

Enfim, esses são 5 benefícios de cronometrar suas horas de trabalho todos os dias.

Você quer saber qual ferramenta eu uso para cronometrar meu tempo de trabalho?

Não, a resposta não é “um cronômetro”. 😆
Lembre-se de que, além de cronometrar, precisamos dos relatórios.

Hoje, o sistema que uso é o Clockify.

Inclusive, usei o Clockify para cronometrar todo o tempo que usei para criar este artigo, o roteiro do vídeo que está lá em cima e também quanto tempo levei para gravar, editar e publicar o vídeo. Foi coisarada, viu?! 🤯

Por que resolvi cronometrar tudo o que faço?

Eu comecei a registrar meu tempo de trabalho há um bocado de anos porque, com alguns clientes, tenho um contrato de trabalho por horas. Desse modo, eu faço os trabalhos e no fim do mês mando o relatório de horas trabalhadas com a nota fiscal.

Por causa desses trabalhos cronometrados, percebi que registrando o tempo de tudo o que faço tenho um histórico maravilhoso também para saber quanto cobrar por projeto.

Desde então nunca mais parei de cronometrar minhas horas. Por isso, já te aviso:
Cronometrar suas horas de trabalho é um caminho sem volta. Depois que você começa a fazer isso e tem tudo registradinho, bem bonitinho, você não vai mais parar. 🤑

Mônica-Guerretta-Qual-é-o-certo

Este conteúdo ajudou você a pro$perar na vida de freelancer?
Então apoie o Qual é o certo?, por favorzinho. 💙
✅ Inscreva-se no canal do YouTube
✅ Siga no Instagram
✅ Acompanhe no LinkedIn
✅ Pague um cafezinho para mim
✅ Compartilhe este conteúdo